I Encontro Intersertorial de Inovação Social do Rio de Janeiro

Foi por alunos ligados ao Domínio Adicional que o Norte de Impacto Social (Norte.IS) da PUC-Rio surgiu.

O NORTE.IS nasceu da iniciativa de cinco alunos, de graduação e pós, de diferentes áreas do conhecimento – design, psicologia, TI, comunicação e administração -, que estavam diretamente envolvidos com impacto socioambiental positivo no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa busca promover o diálogo e a transdisciplinaridade por meio de iniciativas empreendedoras, trocas sociais e relacionais, além da sensibilização de novos atores para o tema. Tem como visão conectar pessoas e saberes adotando a inovação social como diretriz para a transformação socioambiental positiva.

Nos dias 28 e 29 de novembro, o NORTE.IS será formalmente lançado com a realização do seu primeiro evento, intitulado I Encontro Intersetorial de Inovação Social do Estado do Rio de Janeiro, que pretende tecer redes de inovação social com agentes de mudança interessados na transformação socioambiental positiva RJ.

O evento está sendo realizado com recursos da FAPERJ e apoio da Escola de Negócios (IAG) e do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da PUC-Rio, tendo tido a prof. Luiza Martins, supervisora do Domínio Adicional, como parceira-chave dos alunos na concepção e submissão do projeto junto à FAPERJ.

O grupo discente se articulou a partir de um processo imersivo em inovação social e empreendedorismo social por ocasião do Programa Students4Change, da União Europeia, que a PUC-Rio esteve consorciada com outras 15 universidades latino-americanas e europeias. O programa fez com que alunos do Empreendedorismo da PUC-Rio vivenciassem aprendizagem ativa em inovação social e empreendedorismo social, além de terem participado de um Simpósio discente em Bogotá.

Desde o encontro na Colômbia, os alunos pegaram para si a responsabilidade de multiplicar o conhecimento gerado e atuar como catalisadores de redes para fortalecer as iniciativas já existentes na Universidade e aproximar a academia

dos setores produtivos e movimentos da sociedade civil organizada em prol da criação e implementação de soluções inovadoras de mudança socioambiental positiva, centradas no ser humano e no desenvolvimento sustentável.

Vida longa ao Norte IS!