Biblioteca

Compreenda o ecossistema das fintechs no brasil e o mundo e como funcionam os bancos digitais. Aprenda conceitos de DLTs, Blockchain, e criptomoedas e a Rede Ethereum. Entenda a logica de funcionamento de uma organização autônoma descentralizada e seu modelo de governança automatizada.

Ementa:

Processo empreendedor. Fontes de oportunidades de negócio e fatores individuais, setoriais e ambientais que influenciam a descoberta de oportunidades. Tipos de inovação e variáveis de diferenciação de produtos. Cadeias de produção e consumo de bens e serviços, mapeamento de processos produtivos. Formulação da demanda e delimitação de mercados consumidores e corporativos. Análise do setor. Estruturação de um projeto de um empreendimento.

Objetivos:

Criar uma ambiência propícia e fornecer ferramentas para a identificação de oportunidades de criação de produtos e serviços, visando à elaboração do projeto de um empreendimento (pré-­modelagem do negócio).

Ementa:

Introdução ao conceito de Empreendedorismo e a equação empreendedora. Arbitragem de Ineficiências em Processos e Produtos. Princípios do Reconhecimento de Oportunidades e de Modelagem de Negócios. Prototipação Rápida. Validação de Soluções. Perspectivas de Atração de Investidores e Parceiros Estratégicos. Análise do Processo de Execução de Novos Empreendimentos.

Objetivos:

– Criar uma visão ampla do processo empreendedor, desde o reconhecimento de oportunidades, modelagem de negócios e execução de novos empreendimentos.
– Provocar uma atitude crítica em relação ao status quo e o funcionamento de processos e produtos.
– Despertar um nível de consciência individual em relação ao empreendimento.
– Estimular a perspicácia empreendedora através de casos reais – vital para o processo de reconhecimento de oportunidades.
– Explorar dinâmicas de grupo que promovam a experimentação de conceitos específicos conectados com a temática empreendedora.
– Produzir um trabalho final simples e concreto que traga um senso de realização ao sujeito empreendedor.

Entrevista feita pelas alunas Jéssica Pinheiro e Tatiane Bourguignon para o trabalho de conclusão do curso de empreendedorismo na PUC-Rio. O vídeo trata da trajetória empreendedora de Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido pelo apelido de Bernardinho. Desde os tempos como aluno no curso de economia na PUC-Rio, passando pela primeira experiência profissional no Banco Garantia, o personagem promove uma discussão muito rica sobre sua migração para o mundo do esporte e como o seu espírito empreendedor foi fundamental nestas decisões e no seu desenvolvimento posterior a carreira de atleta, como empresário nos ramos de alimentação e educação.

Entrevista preparada pelo aluno Fernando Papa Ribeiro para a disciplina de conclusão do domínio adicional de empreendedorismo da PUC Rio. O caso retrata o empreendedor Leonardo Sarmento, que fundou um empreendimento na área de distribuição e fomento a cultura de cerveja artesanal chamado Schoppenbeer. Na entrevista Leonardo conta a trajetória de criação da empresa e explora alguns desafios, oportunidades e adaptações que percebeu no caminho.

Entrevista preparada pelo aluno Peter Claussen P. Alemdia para a disciplina de conclusão do domínio adicional de empreendedorismo da PUC Rio. O caso retrata o empreendedor Christian Aranha, que fundou uma Venture Builder, que monta startups e entrega ponta para o mercado.

O empreendedor Alan Hadid, sócio-fundador da Sushinharia, delivery de comida japonesa, e da marca Haru’s, nos conta a história e seus pensamentos sobre administrar duas empresas que vêm crescendo e ganhando espaço no mercado. Sua mais nova marca – Haru’s – inova ao oferecer um produto totalmente novo no mercado: hot philadelfia congelado que pode ser feito em casa em air fryer ou no forno, garantindo um hot crocante e quentinho. O produto partiu da percepção dos problemas de logística de oferecer o hot em delivery. O maior desafio foi iniciar o oferecimento de um produto inovador, apresentar ao público e calcular o risco/retorno para colocá-lo em prática.

Entrevista feita pelos alunos Rafael Resende e Luccas Magalhães, para o trabalho de conclusão do curso de empreendedorismo na PUC-Rio. O vídeo trata da trajetória da Sieve Group, relatando as dificuldades no  início e até mesmo como chegaram a conclusão, de por fim, vender a empresa.

 

Entrevista preparada pelo aluno de Relações Internacionais, Davi Lemos, para a disciplina de conclusão do domínio adicional de empreendedorismo da PUC Rio. O vídeo caso teve a orientação da Prof. Ruth Mello e retrata o empreendedor Henrique Drumont, que fundou um empreendimento na área de energia renovável junto a comunidades carentes do Rio de Janeiro; a Insolar. Na entrevista Henrique conta a trajetória de criação da empresa social e as dificuldades e acertos dessa trajetória. O video foi produzido junto com texto de Caso de Ensino patrocinado pelo ICE (Instituto Cidadania Empresarial) em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Entrevista feita pelos alunos Felipe Pimentel, Luiz Guilherme Pitta e Gabriel azevedo, para o trabalho de conclusão do curso de empreendedorismo na PUC-Rio. O vídeo trata da trajetória empreendedora do Luis Vabo, fundador da Sieve Group. Relatando os dilemas ao decorrer da sua gestão e como conseguiram superar os obstáculos que foram surgindo.